Um terço dos cães do Canil Municipal tem mais de 12 anos
- Luiza Adorna
- 14 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Matéria para Portal Arauto - Link original: https://www.portalarauto.com.br/Pages/163062/um-terco-dos-caes-do-canil-municipal-de-santa-cruz-tem-mais-de-12-anos
Embora seja no verão, com o período de férias, que o índice de abandono de animais cresce, a superlotação do Canil Municipal de Santa Cruz ainda preocupa mesmo com o inverno chegando. O número de adoções não supera o número de cadelas abandonadas com filhotes - nos últimos cinco dias foram cinco fêmeas com 48 recém-nascidos. Além disso, outro fator entriste os amantes da causa animal: os cães idosos não são escolhidos.
Atualmente, são 21 cães acima de 12 anos no Canil Municipal, de um total de 65. Ou seja, um terço do total são animais que maioria não quer, já que a estimativa de vida já não é mais tão longa. Há ainda três gatos no abrigo e 25 animais sob responsabilidade do canil em lares temporários e em tratamento em clínica veterinária conveniada. Apenas com a ONG Protetores de Santa Cruz, são nove cães com mais de 10 anos de idade.
Segundo o veterinário do Canil Municipal, Tiago Marques, todo mundo pode ajudar a reduzir o número de abandono, assim como contribuir para a adoção de animais idosos. "As pessoas podem ajudar sendo lar temporário, auxiliando nas adoções, compartilhando as publicações dos animais para adoção, realizando a denúncia formal aos órgãos competentes quando souberem da autoria de abandono ou maus tratos, propiciando a esterilização/castração cirúrgica de seus animais. Além disso, podem ajudar dando bons exemplos aos jovens. São assuntos que merecem atenção das famílias para com seus filhos no momento da educação familiar e dos conceitos norteadores da sociedade", destaca,
Um amor que não tem idade
Foi na página da ONG Protetores que Eliana Ribeiro e a filha Bárbara encontraram Dragão, que hoje atende por "Vovô". O cão, que hoje tem 11 anos, alegra a casa da família há um ano, após um momento de dor e sofrimento. "Tínhamos acabado de perder nossa cadela que morava com a gente há sete anos. Ela faleceu cega, com uma parada cardíaca devido a diabetes. Aí veio o Vovô Dragão e encheu nossos corações novamente de alegria", conta. Mesmo sem saber quanto tempo a vida reserva para Vovô, Eliana lhe deu a oportunidade de ser amado e de amar, até o fim do seus dias. A atitude, que inspira, ainda será repetida. Ela quer mais um cachorro e faz questão que ele seja idoso, assim como o grisalho cão que anima sua vida.
É preciso castrar
O grande número de abandono de cadelas prenhe preocupa tanto o canil quanto os protetores que, inclusive, trabalham sempre próximos. Segundo a ONG Protetores de Santa Cruz, a situação assusta. Conforme as voluntárias, as pessoas precisam ter mais consciência da importância de castrar, ainda mais em um município que oferece castração gratuita.
Conforme o veterinário Tiago Marques, o projeto de controle populacional de cães e gatos atende a população de baixa renda, conforme comprovação documental e aos adotantes de cães e gatos do Canil Municipal e das ONGs cadastradas - ONG Alma e ONG Protetores de Santa Cruz do Sul. Famílias interessadas podem fazer contato com o Canil Municipal pelo telefone 3719-1170 ou com as duas ONGs cadastradas pelas suas respectivas páginas no Facebook.
Além disso, o município Santa Cruz do Sul está próximo de ter o serviço de castração intensificado, com o projeto do castra-móvel, indicado pela vereadora Bruna Molz. Conforme o secretário de Saúde Régis de Oliveira Júnior, o Ministério da Saúde deve fazer a liberação da emenda ainda no mês de maio. "Mas, ainda não há previsão para o lançamento da licitação", diz.
O “Castra-móvel” consiste em um ônibus especialmente adaptado com materiais cirúrgicos, além de um local adequado para o atendimento pós-operatório dos animais e para divulgar a guarda responsável.
Comments