top of page
Buscar

Santa-cruzense cria projeto para levar exercícios físicos para idosos durante pandemia


O amor pela avó Nelsi Teloeken e, consequentemente, a preocupação com a saúde, inspirou a santa-cruzense Mylena Gehrke a planejar um projeto social que auxiliará, não somente sua pessoa favorita, como também tantos outros idosos durante a pandemia. O público da terceira idade, sempre tão ativo, precisou pausar dezenas de atividades por conta do coronavírus. Com isso, em meio ao cuidado quanto ao vírus, os prejuízos devido ao sedentarismo também se evidenciaram.


No caso de Nelsi, que sofre com o reumatismo, as dores, que já costumam aumentar com o frio, se acentuaram ainda mais. "Nunca doía, agora sempre dói", conta ela, aos 79 anos, em tom divertido. Com a suspensão da hidroginástica e da dança, companheiras da idosa há 14 anos, Nelsi se viu sem duas atividades que lhe deixavam bem fisicamente, mas também mentalmente. Por isso, o apoio da neta veio em tão boa hora. "Essa ideia dela de ajudar os mais velhos é uma boa, já que não dá para sair", fala.


Conforme a neta, Mylena, o objetivo é incentivar os idosos, através de um vídeo educativo, a praticar exercícios físicos usando a avó como modelo, para as pessoas se identificarem e se sentirem, de certa forma, acolhidas. "Uma ação feita com muito amor e carinho, para que todos os idosos saibam que são importantes para nós”, destaca a jovem de 27 anos. O projeto ocorre em parceria com o profissional de educação física Fabiano de Oliveira, que logo aceitou participar do desafio. "É extremamente importante essa questão. Por eles não poderem sair e se exercitar, podem perder força e atrofiar a musculatura, consequentemente dificultando algumas atividades do dia a dia", explica. Os exercícios executados com dona Nelsi foram cuidadosamente preparados, levando em consideração todos os cuidados necessários com a terceira idade.


O vídeo foi gravado na casa da idosa no Bairro Vila Schulz, em Santa Cruz do Sul, com o distanciamento necessário entre ela e Oliveira, que utilizou máscara e ficou na calçada da rua. Além de ser compartilhado através dessa matéria, o material também será distribuído para os vovôs e vovós que têm interesse em voltar a se movimentar. "Vamos promover uma ação no sábado à tarde, entregando pela cidade DVDs, com a gravação do vídeo, com alguns mimos de apoiadores. Essa coisa do DVD eu sei que é meio ultrapassado, mas talvez seja a única maneira de chegar em idosos que não tem o hábito de usar as redes sociais. E assim, também, posso deixar escrito à mão um recadinho para eles. Em meio à pandemia, fiquei intrigada sobre a vida ativa dessas pessoas. A saudade de estar dentro de um abraço, trocar conversas fora, dançar, praticar exercícios físicos, jogar bingo... Tudo ficou na saudade e queremos amenizar isso", detalha.


Além da distribuição, que deve ocorrer nas casas geriátricas, asilos e residências de amigas e conhecidas de Dona Nelsi, os idosos ou familiares interessados no conteúdo podem entrar em contato pelo número (51) 9 9555-6644.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page