"O campo é sim uma ótima oportunidade de vida", diz jovem aprendiz
- Luiza Adorna
- 15 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Matéria para Portal Arauto: Link original: https://www.portalarauto.com.br/Pages/169637/o-campo-e-sim-uma-otima-oportunidade-de-vida-diz-jovem-aprendiz-do-crescer-legal
"Você está pronto para mudar o amanhã?" O questionamento feito durante o III Encontro Regional de Aprendizes Rurais do Instituto Crescer Legal, realizado nesta quarta-feira (2) em Santa Cruz, é facilmente respondido pela jovem Elisângela Ines de Carvalho. A menina, moradora de Linha Ferraz, interior de Vera Cruz, embora não tenha definido o que deseja para sua carreira, já tem uma certeza: quer levar às pessoas as riquezas do campo e a importância da valorização do meio rural. Aprendiz desde março, a adolescente de 15 anos mudou sua forma de enxergar a vida, graças ao programa que hoje integra centenas de jovens da região.
Pessoas que, assim como Elisângela, passam a visualizar o meio rural onde vivem não como um local de onde querem fugir, mas sim uma propriedade que querem ficar ou, pelo menos, contribuir para que cresça, evolua e produza cada vez mais. "As pessoas costumam dizer: 'estuda, senão você vai trabalhar no pesado do campo'. Mas não é assim. Estude para ficar no campo, para te profissionalizar, implantar tecnologias. O campo é sim uma ótima oportunidade de vida", salienta.
Esse aprendizado, ela já leva para a vida e compartilha com as pessoas. "O curso me mostrou o campo de um jeito que antes eu não via. Entendi a importância e vi o quanto nosso município é desenvolvido, com tantas agroindústrias guiadas por pessoas que trabalham pelo campo", conta a aluna da Escola Walter Dreyer, que durante o turno inverso tem aulas do projeto do Instituto Crescer Legal. E é pela qualidade do curso, que ela já ouvia falar antes de ingressar, que toda a família comemorou muito quando ela foi selecionada. "Meus pais ficaram encantados, assim como eu", conta.
Integração
Cerca de 250 pessoas participam do III Encontro Regional de Aprendizes Rurais, realizado na Associação Atlética Souza Cruz. As atividades iniciaram durante a manhã e seguem até a tarde, com a participação de alunos, egressos, professores e autoridades. Um dia para a troca de conhecimentos e para a integração dos jovens de cada turma espalhada pela região.
Segundo o diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, o encontro é um momento de terapia mental. "É uma grande satisfação ver esses jovens interessados, evoluindo não apenas no aspecto escola, mas também para a vida. Criamos o programa para proporcionar melhores condições a essas pessoas que estão no campo, às vezes com pouco oportunidades", destaca.
O evento iniciou com café da manhã, seguido da abertura oficial, quando Schünke compartilhou histórias de vida com os alunos. Depois, a programação seguiu com um bate-papo sobre responsabilidade e propósitos. Durante a tarde, serão apresentados trabalhos de destaque pelas turmas de 2019, além de mais trocas de experiências entre os atuais aprendizes e os egressos.
Para 2020
No ano em que completará cinco anos de atividades, uma nova região passará a ser abrangida: Canguçu, no Sul do Rio Grande do Sul, receberá o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, com o curso voltado para gestão e empreendedorismo. Além de Canguçu, estão garantidas outras seis turmas, nos municípios de Boqueirão do Leão, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu e Santa Cruz do Sul.
Ainda em 2019, cerca de 130 jovens de Herveiras, Sinimbu, Boqueirão do Leão, Passo do Sobrado, Cerro Branco, Vale do Sol e Vera Cruz vão ser certificados. A formatura conjunta está marcada para o dia 12 de dezembro, em Santa Cruz. Desde que foi lançado, em 2015, o Instituto já formou 204 jovens.
留言