Mulheres criam grupo no WhatsApp para compartilhar situações de risco
- Luiza Adorna
- 15 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Matéria para Portal Arauto: Link original: https://www.portalarauto.com.br/Pages/170108/mulheres-criam-grupo-no-whatsapp-para-compartilhar-situacoes-de-risco-em-santa-cruz
Unidas e prontas para agir. Se engana quem pensa que o medo enfraquece. Muitas vezes, encoraja. Foi o que aconteceu com um grupo de mulheres do Bairro Universitário em Santa Cruz, que se reuniram em um grupo do WhatsApp para compartilhar situações de risco. Ontem, um homem foi flagrado se masturbando em via pública, no Bairro Santo Inácio. Ele foi identificado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (17). Clique aqui e confira. Entretanto, sem a prisão do homem, o temor continua.
A ação realizada pelo homem já havia sido presenciada diversas vezes nas últimas semanas. Conforme a advogada, mestranda pesquisadora da Unisc e Conselheira da Mulher, Nicole Weber, algumas meninas flagraram a ação e registraram o caso na delegacia. "Às vezes, é uma questão de oportunidade. O ato desse indivíduo vai saciá-lo por um tempo. Depois, ele vai buscar outra forma e isso é ainda mais preocupante. Por isso, é melhor sempre contarmos com a prevenção. Situações como essas nos lembram que vivemos em um mundo que nos ameaça o tempo inteiro", destaca. Por isso, segundo Nicole, a atitude das meninas deve ser admirada. "Me dá muito orgulho ver essa geração organizada, com sede para lutar", diz.
Conforme a estudante e bacharela em Direito, Érica Veiga Alves, 23 anos, o grupo foi criado somente nesta quinta-feira, com a notícia da identificação do suspeito. Porém, a rede de compartilhamento, entre vizinhas e colegas, já ocorre há algumas semanas, desde que a ação do indivíduo começou a ser flagrada. "Acreditamos ser o mesmo homem. Sabemos que só podem fazer algo em caso de flagrante, mas enquanto isso vamos nos ajudando. Já viram ele durante a tarde, no portão do nosso condomínio. Estamos compartilhando fotos no grupo, para que possamos cuidar uma da outra. Ver na rua e saber quem é", salienta.
Quer fazer parte do grupo?
Para participar, você pode solicitar diretamente com a criadora do grupo pelo número 9 8219-1712 (Cristiane) ou enviar um direct pelo Instagram da ativista Nicole Weber.
@nicoleweber01
Saiba outros números para casos de urgência ou denúncia:
Polícia Civil: 197
Brigada Militar: 190
Whats App de denúncias da BM: 9 8413-0784
Escritorio de Defesa dos Direitos da Mulher: 3715-9305
Comments