De Santa Cruz à música nos Estados Unidos
- Luiza Adorna
- 14 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Matéria para Portal Arauto - Link original: https://www.portalarauto.com.br/Pages/156918/video-de-santa-cruz-a-musica-nos-estados-unidos
As boas notas no karaokê foram os primeiros sinais de que o canto de Beatrice Dummer era mais do que uma brincadeira de criança. O presente de natal de quando a santa-cruzense tinha oito anos se tornou o brinquedo favorito e o instrumento de treino que antecipava uma prévia do futuro da jovem. Hoje, seu público vai além dos pais e dos amigos. O microfone não é mais do karaokê e o sonho já se tornou realidade.
Em março, Bea Dummer, como é conhecida atualmente, embarca para o Estados Unidos, onde estudará música na California College of Music. “Sempre ouvi do meu pai que quando eu tivesse 21 anos eu estudaria música nos Estados Unidos. Agora, com 20, me lembrei do que ele dizia e fui atrás do nosso sonho”, conta. Bea, que já tem três irmãos morando no país, em uma viagem em que toda a família se reuniu após dez anos, começou a investigar possibilidades. Trancou a faculdade de Engenharia em Santa Cruz, fez as provas necessárias e ganhou uma bolsa na universidade americana. As malas estão quase prontas e o coração ansioso por essa nova fase.
Lá, a jovem quer focar no desenvolvimento como artista. Quer trabalhar as músicas que levará prontas e melhorar como musicista. Além de estudar no coração da indústria musical, Bea ainda quer poder dividir com os demais as experiências que vai viver. “Desejo compartilhar com as pessoas, através das redes sociais, minha rotina. Quero que as pessoas se sintam comigo”, diz.
De passo em passo
Bea percebeu que a música tinha cara de profissão quando saiu do ensino médio e postou um cover de Photograph, em parceria com o amigo Matheus Reck. Foram 100 mil visualizações e a santa-cruzense passou a ser reconhecida pelo trabalho de cantora, tanto na cidade, quanto na internet. “Quando se lembram de mim como cantora, sei que estão me reconhecendo, mas para mim são todos amigos”, conta. Mesmo se enxergando como uma garota que ainda tem muito o que viver, Bea já coleciona grandes experiências. Em setembro de 2018, ela encerrou o set do DJ Skullwell, no Xxxperience, considerado o maior festival nacional de música eletrônica. O evento ocorreu na Fazenda Maeda, em Itú (SP), palco do Tomorrowland no Brasil. Essa experiência fez parte da coleção de momentos que viveu no estado paulista no ano passado. Hoje, ela é produzida por Brian Cohen, cantor do duo SELVA. Juntos, preparam várias músicas autorais, inclusive conteúdo em inglês, material que vai trabalhar em Los Angeles, durante o curso de música. A jovem, que tem referências internacionais, mas também nacionais como Tiago Iorc e Anavitória, não pretende se limitar. “Gosto do acústico, do eletrônico, do soul e do pop brasileiro”, destaca. Nos Estados Unidos, quer conhecer novas possibilidades e se jogar intensamente nas oportunidades que forem surgindo. Mas, até chegar lá, relembra todo o caminho percorrido no Brasil e recebe a força de uma dupla que tem morada em Santa Cruz, mas também em seu coração.
Com saudades mesmo antes de ir
Os pais que a presentearam com o karaokê na infância também ajudam na busca pelo visto estudantil, no preparo das malas e a encorajam com abraços. O carinho e o apoio que sempre recebeu de quem a colocou no mundo lhe dá força, mas também aperta seu coração por ter que deixá-los. Jaco Dummer e Vania Schneider ficam em Santa Cruz, com a certeza de que a filha começa a voar um percurso já imaginado por eles.
Enquanto faz as malas, Bea curte um período na casa dos pais, no Bairro Universitário. Revê fotos e trabalhos da infância. Esses dias, inclusive, encontrou um em que perguntava: O que você quer ser quando crescer? A pequena Beatrice já tinha certeza de que o destino reservava palcos e microfones. Sem nem pensar, ainda criança, respondeu: cantora. Agora, quando a Bea já transformou a brincadeira em profissão, ela relembra tudo e agradece. “Sou muito grata. Graças aos meus pais posso realizar meu sonho. Quero um dia orgulhá-los muito”, se emociona.
Comments